» Receitas

Receitas com Kiwi

Receitas (25/06/13)  Um estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos sugere que o kiwi está entre as frutas com maior quantidade de antioxidantes,
reunindo efeitos anticancerígenos, anti-inflamatórios e melhora do sistema imunológico que podem neutralizar radicais livres associados a doenças crônicas, cardiovasculares e ao envelhecimento.

É uma excelente fonte de vitamina E, B6 e niacina com destaque para a vitamina C (contém até duas vezes mais do que a laranja), que atua prevenindo o envelhecimento das células e a formação de rugas na pele. Também possui propriedades antianêmica, antiescorbútica e digestiva. É estimulante do apetite e tem propriedades laxantes.

Dentre os minerais presentes no kiwi, temos o cálcio, magnésio, ferro e especialmente o potássio, um mineral vital para nosso organismo, cuja deficiência pode produzir problemas de tensão arterial, depressão, stress e disfunções digestivas. Ainda é fonte de pectina, uma fibra que ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue.

O kiwi contém ainda, os aminoácidos ácido glutâmico e arginina, além de beta-caroteno, compostos fenólicos, flavonóides e clorofilina que reduz o risco de tumores. Possui pouca gordura e nenhum colesterol.

Veja como usar o kiwi em diversas receitas leves e saudáveis:

Picolé de Kiwi




Modo de Preparo: Descasque o Kiwi e corte ele em fatias com a espessura de 1 cm coloque um palito de picolé em cada rodela de kiwi. Coloque no freezer e espere congelar.
Derreta em banho maria uma xícara de chocolate meio amargo e 1/2 de óleo de coco, misture bem e espere esfriar (temperatura ambiente).
Mergulhe cada Kiwi na mistura de chocolate e coloque novamente no freezer para recongelar.




Salada com Kiwi



Ingredientes
- Alface
- Rúcula
- Morango
- Kiwi
- Castanha de cajú

Para o molho
- Mostarda
- Sementes de mostarda (opcional)
- Mel
- Limão
- Sal
- Vinagre Balsâmico

Modo de Preparo:
Rasgue as folhas de alface e rúcula, fatie o kiwi e retire o talinho dos morangos, distribua tudo em uma travessa sem mexer muito, para não desmanchar o kiwi.
Misture todos os ingredientes do molho e sirva separado.



Sorvete de kiwi


Ingredientes
- 8 unidades de kiwis maduros cortados em pedaços
- 2/3 de xícara (chá) de adoçante culinário
- 2 claras batidas em neve
- 1 colher (chá) de emulsificante
- Raspas de 1 limão

Modo de preparo
1. Higienizar os kiwis e o limão.
2. Fazer uma calda com o adoçante culinário e 1 ½ xícara (chá) de água mineral ou filtrada até reduzir o líquido a 1 xícara. Deixar esfriar.
3. Bater o kiwi no liquidificador, juntando aos poucos a calda de açúcar , ¾ de xícara (chá) de água mineral, as claras em neve, o emulsificante e a casca de limão ralada, até obter uma mistura cremosa.
4. Despejar em uma forma ou tigela, tampar com filme plástico e levar ao freezer.
5. Retirar o sorvete semicongelado e bater no processador ou no liquidificador até que fique cremoso, colocar novamente na forma, cobrir e voltar ao freezer.
6. Repetir essa operação 2 a 3 vezes, para que o sorvete fique bem cremoso.

Dica
Sirva o sorvete de kiwi dentro de maçãs verdes assadas: corte uma tampa de cada maçã, retire o miolo e a parte da polpa, leve ao forno quente por cerca de 20 minutos e deixe esfriar. Depois é só rechear com o sorvete.


Suco de Kiwi com Abacaxi e Hortelã

Ingredientes
3 fatias grossas de abacaxi
2 kiwi
hortelã a gosto
2 copos de água
pedras de gelo
adoçante a gosto

Modo de preparação
Pique grosseiramente as fatias de abacaxi, de kiwi e bata no liquidificador. Acrescente a hortelã, gelo e a água. Bata bem para incorporar os ingredientes. Se preferir um suco sem fibras passe pela peneira e sirva decorando com uns ramos de hortelã.





Mousse de kiwi


Ingredientes
250 g de kiwis descascados e picados
1 ½ colheres (sopa) rasas de adoçante dietético (para culinária, com o mesmo volume do açúcar).
¾ xícara (chá) de água quente
1 colher (sopa) rasa de gelatina light sabor morango
½ xícara (chá) de creme de leite light
2 claras batidas em neve
Modo de preparo
Bata os kiwis com o adoçante no liquidificador e reserve. Dissolva a gelatina na água quente e deixe esfriar. Misture a polpa dos kiwis, a gelatina e o creme de leite light. Incorpore claras em neve. Coloque em taças e leve à geladeira por aproximadamente duas horas.

Frango ao molho de kiwi



Ingredientes
4 filés de frango (400 g)
1/2 xícara (chá) de caldo de galinha desengordurado
4 colheres (sopa) de suco de laranja
4 colheres (sopa) de vinho branco
1 colher (chá) de amido de milho
2 kiwis picados

Modo de preparo
Grelhe os filés de frango, (um do lado do outro) numa frigideira anti aderente. A seguir, misture o amido de milho no caldo da laranja e regue na frigideira. Acrescente o caldo de galinha e o vinho branco. Deixe refogar por 10 minutos e adicione o kiwi. Sirva com arroz branco e cenouras cozidas ou purê de batatas.



Sopa de kiwi



Ingredientes
1/3 de garrafa de suco de maracujá, já diluído em água com adoçante (se desejar, com um pouco mais do que manda a embalagem)
4 kiwis, bem firmes, descascados e cortados em cubinhos
2 mangas, bem firmes, tipo Haden ou Tommy, descascadas e cortadas em cubinhos
1 maracujá doce
1 cálice de licor de frutas, que não seja vermelho e nem cremoso (opcional)
Modo de preparo
Prepare o suco de maracujá e coloque-o na geladeira até a hora de finalizar. Coloque as frutas picadas na vasilha em que a sobremesa será servida e regue com o licor, misturando delicadamente. Junte o suco de maracujá e misture mais um pouco. Finalize colocando as sementes do maracujá doce por cima e sirva.





ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
 © 2012, Dietética Refeições - Todos os direitos reservados. (27) 3235-2499.
App Facebook Instagram You Tube