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Como montar um lancheira saudável para seu filho

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Nos primeiros anos de vida, uma alimentação equilibrada em relação a quantidade consumida e de boa qualidade nutricional é essencial para o crescimento e desenvolvimento das crianças e proporciona ao organismo a energia e os nutrientes necessários para a manutenção de um bom estado de saúde.
Esse pequeno lanchinho tem um papel muito importante na alimentação das crianças, já que fornece a energia necessária entre as refeições, contribuindo para que os pequenos tenham disposição física e mental para realizar as atividades do dia-a-dia.
O mau hábito alimentar pode trazer como resultado os males do colesterol alto e a hipertensão arterial já na infância e a obesidade precoce infantil, principalmente para os que possuem suscetibilidade genética.


Alguns aspectos importantes devem ser observados na elaboração de uma lancheira saudável:

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 HÁBITOS E PREFERÊNCIA ALIMENTARES DA CRIANÇA
- Converse com seu filho sobre o que ele gosta de comer na hora do lanche e proponha opções saudáveis como frutas. É importantes também lembrar de variar as opções para que a criança não enjoar. Para a aceitação ser melhor, dê preferência as frutas que agradem mais o seu paladar.


- ASPECTOS NUTRICIONAIS:
- Alimentos fontes de cálcio, ferro, vitaminas e minerais são alguns dos elementos indispensáveis de uma refeição saudável nessa idade.
- Algumas trocas inteligentes fazem toda a diferença como trocar a famosa bisnaginha pelo pão integral que contém fibras, a maioria deles possuem o teor de gordura reduzido e não contém gordura saturada.
- Opte sempre pelos produtos in natura e integrais, os alimentos industrializados são carregados de altos níveis de açúcar, gordura saturada, sódio e aditivos alimentares como corantes e conservantes. São as famosas “calorias vazias”, ou seja, alimentos ricos em calorias (contribuindo para o ganho de peso precoce) e que não possuem nenhum nutriente saudável. Os alimentos ricos em corantes e conservantes também contribuem para um aumento de casos de alergias ou intolerâncias alimentares.
- Se mesmo assim, optar pelos alimentos industrializados, leia sempre o rótulo dos alimentos e prefira os produtos que são livres de gordura trans e sem corantes e conservantes.
- Faça lanche com recheios coloridos, tornando-o mais atraente. Por exemplo, bisnaguinha integral com ricota, peito de peru e cenoura ralada.
- Diversifique o tipo do pão (bisnaguinha integral, pão de forma, pão sírio) e também o recheio. Frango desfiado, blanquet e peito de peru, queijo branco e atum são algumas opções.
- Substitua o refrigerante na lancheira por sucos naturais ou integrais, bebida à base de soja sabor chocolate ou iogurte.
- Troque aqueles bolinhos prontos por bolo simples caseiro sem cobertura e os salgadinhos por sanduíches naturais.
- Incentive a ingestão de bastante água, pois os pequenos esquecem de se hidratar;


- QUALIDADE DE CONSERVAÇÃO DO ALIMENTO:
É importente que o alimento esteja seguro na hora em que for consumido, sem que haja risco de deterioração. As lancheiras térmicas são uma ótima opção. Deve-se evitar também alimentos gordurosos, como a manteiga, margarina, maionese, pois além de serem ricos em gorduras saturadas, esses alimentos estragam com facilidade.


Veja exemplo de cardápio de lancheira saudável:


Segunda: Bolo caseiro + suco de uva integral + salada de frutas variadas (aproveite as frutas da época)

Terça
: Cookie integral + leite fermentado + morango

Quarta:
Sanduíche natural + suco de fruta natural

Quinta:
Iogurte de morango + granola + fruta

Sexta:
Banana + Bisnaguinhas com patê ou requeijão + achocolatado




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