» Receitas

Cinco Receitas com Physalis

Receitas (23/05/13)  
A Physalis é nativa das regiões temperadas, quentes e subtropicais de todo o mundo. O género é caracterizado por um fruto alaranjado e pequeno, semelhante em tamanho, forma e estrutura a um tomate, mas envolto parcial ou completamente por uma casca grande que deriva do verticilo. Rica em vitaminas A e C, fósforo e ferro, além de conter flavonoides, alcaloides e fitoesteroides, a physalis tem, ao mesmo tempo, sabor doce e ácido. Folhas, frutos e raízes são usados na medicina popular para combater diabetes, reumatismo crônico, doenças de pele, da bexiga e do fígado.



MOUSSE DE PHYSALIS




Ingredientes:

500 ml de creme de leite orgânico ou creme de leite fresco

250 ml de iogurte natural  

1 pacote de gelatina em pó sem sabor e incolor

40 gramas de açúcar

3 colheres de sopa de geléia de physalis

physalis para decorar.

 

Modo de Preparo e Montagem da Mousse:
Numa batedeira colocar 500 ml de creme de leite fresco bem gelado com 40 gramas de açúcar até virar ponto de chantilly. A seguir acrescentar 250 ml de iogurte natural e ir envolvendo com o fuê de maneira bem leve, assim a mousse ficará mais suave.  Colocar a seguir 3 colheres de sopa de calda de physalis ou da geléia e continuar envolvendo de forma a incorporá-la ao chantilly e o iorgurte. Depois hidratar a gelatina incolor em 150 ml de água, colocar em banho maria , esperar esfriar um pouco e depois com o o fuê ir colocando aos poucos a gelatina e ir misturando. Levar a geladeira por 2 horas, tampado. Numa taça colocar a geléia de physalis, depois cobrir com mousse de physalis e enfeitar com a fruta do physalis.



GELÉIA DE PHYSALIS


 

Ingredientes:

175 gramas de açúcar orgânico ou 175 gramas de açúcar comum.

275 gramas de physalis,

150ml de água.

 

Modo de preparo:

Em um panela coloque primeiro o açúcar , a água e deixe derreter até fazer uma calda, sem mexer com a colher. Acrescente o physalis e deixe reduzir até ficar desgrudando do fundo da panela (quase como o ponto de brigadeiro). Depois de pronto é só deixar esfriar um pouco.



CHEESECAKE DE PHYSALIS



Ingredientes

2 ovos inteiros

1 xícara de açúcar light

1 xícara de chá de leite

150 gramasde cream cheese light

300 gramasde ricota

1 base de pão-de-ló sem o miolo

Compota ou geléia de physalis

 

Modo de Preparo:

Bater na batedeira os ovos, o açúcar, o leite, cream cheese e a ricota até obter uma massa uniforme bem lisa e cremosa. Colocar a massa dentro do pão de ló e levar ao forno de 30 a 40 minutos em forno a 180 graus, até a superfície apresentar uma leve tonalidade dourada. Acrescentar e espalhar 4 colheres de compota ou geléia de physalis sobre a massa dourada e levar novamente ao forno por mais 15 minutos a 180 graus. Retirar e resfriar naturalmente ou em refrigerador. Decore com physalis in natura.



LINGUADO AO MOLHO PHYSALIS

 

Ingredientes:

180 gramas de filé de linguado

2 colheres de sopa de iogurte natural

1 colher de chá de vinagre balsâmico

24 unidades de physalis

1/2 limão

1 colher de sopa de azeite

1/2 copo de vinho branco seco

1 pires de minirrúculas "ciboulette" para decorar

Sal e pimenta a gosto

 

Modo de Preparo:

Tempere os filés com limão, azeite, sal e pimenta. Reserve. Em uma frigideira anti-aderente, grelhe os filés de linguado por um minuto de cada lado. Acrescente o vinho branco e deixe reduzir. Desligue o fogo e reserve. Liquidifique 20 physalis e passe numa peneira. Em uma tigela, misture a polpa da fruta com o iogurte, o vinagre balsâmico e uma pitada de sal. Montagem: no centro do prato, disponha o filé e cubra metade com o molho de physalis. Ao lado, distribua as minirrúculas e decore com as quatro physalis restantes e a "ciboulette".



 

SALTIMBOCA DE PHYSALIS


 

Ingredientes:

2 peitos de frango

200 gramasde mussarela de búfala

15 folhas de rúcula picada

6 tomates picados

3 colheras de sopa de geléia de physalis

2 conchas de caldo de frango com legumes

100 gramasde farinha de trigo

1 colher de sopa de manteiga

 

Modo de Preparo

 Tempere o peito de frango e divida em dois pedaços. Abra o mais fino possível e recheie com a rúcula, o tomate seco picado, a mussarela de búfala e a geleia de physalis e enrole, prendendo com palitos. Passe na farinha de trigo e frite na manteiga em fogo baixo. Quando estiver levemente dourado, acrescente o caldo, tampe a frigideira e deixe cozinhar. Retire o frango da frigideira e fatie cada peito em 4 pedaços. Coe o caldo e deixe reduzir. Sirva as fatias de frango com o molho em volta.

 




ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
 © 2012, Dietética Refeições - Todos os direitos reservados. (27) 3235-2499.
App Facebook Instagram You Tube