» Blog » Atualidades

Livre-se do pré-diabetes de uma vez por todas

Atualidades

O pré-diabetes ou resistência à insulina acomete inúmeras pessoas no dia de hoje, mas é uma condição reversível e passível de controle. O medicamento não cura, apenas a controla a doença. A solução definitiva é a perda de peso, mudanças de hábitos alimentares e atividade física.

Imagine a seguinte situação: todas as vezes que consumimos carboidratos o nível de glicose no sangue sobre e o pâncreas libera insulina. A insulina é o hormônio que faz o metabolismo dessa glicose. A insulina age na célula se ligando a um receptor e essa ligação faz com que a glicose entre na célula. No pré-diabetes a insulina não consegue se ligar, ou seja, a glicose não entra na célula, fica no sangue, por isso o nível está um pouco alto.

Para reverter o quadro é importante controlar o índice glicêmico das refeições, ingerindo sempre carboidratos integrais e com fibras. Nunca consuma carboidratos refinados, prefira sempre massas integrais, arroz integral e pães 100% integrais. Elimine açúcar, mel, xarope e beterraba. Ter sempre fonte de proteínas ou gorduras junto das refeições com carboidrato também é uma ótima estratégia para reduzir o índice glicêmico da refeição.

Incluir alimentos funcionais que auxiliam na redução da glicemia é outro aspecto fundamental. Farinha de banana verde, que modula e melhora a microbiota intestinal, é uma das opções.

Nosso intestino é povoado por 100 trilhões de bactérias e estudos têm comprovado que pessoas magras e obesas podem apresentar diferenças na composição da microbiota intestinal. Essas bactérias podem ser uma das causas da resistência à insulina, pois liberam uma toxina para corrente sanguínea, chamada lipopolissacarídeo, o LPS, que ativa uma resposta inflamatória crônica e subclínica levando à resistência à insulina.

Outro alimento chave no tratamento é o farelo de aveia, que ao ser consumido, faz um gel no intestino levando a redução na absorção do carboidrato, ou seja, reduz o índice glicêmico da refeição.

A canela também é um excelente hipoglicemiante. Pode ser acrescentada à frutas, leite, mingau ou chás. Faça uso diário para ter os benefícios.

Lembre-se que para reverter o quadro o emagrecimento é essencial!

 

Nutricionista Mariana Herzog
Graduada pela Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV)
Esp. Nutrição Clínica Funcional, Universidade Cruzeiro Sul São Paulo/CVPE
MS. Ciências Fisiológicas, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Sócia-proprietária da Dietética Refeições
You tube: Fala Nutricionista
Contato: nutricionista@dietetica.com.br




ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
 © 2012, Dietética Refeições - Todos os direitos reservados. (27) 3235-2499.
App Facebook Instagram You Tube