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Prepare-se para planejar grandes mudanças

Atualidades Pessoas que precisam emagrecer certamente comem errado, na hora errada, nem sempre têm frutas ou vegetais na sua rotina, passam muito tempo sem comer e quando comem, acabam comendo demais. Se você se enquadra nessas situações esse texto é para você.

Observo vários hábitos ruins nessas pessoas incluindo não tomar o café da manhã, passar o dia inteiro comendo pouco e com uma fome avassaladora no horário da noite, ficar sem almoçar, confundir saudável com baixa caloria, eliminar os carboidratos, fazer somente exercício aeróbico, beber refrigerante ao invés de água, dormir pouco, criar expectativas irrealistas, dentre muitos outros.

Quem está nesse ciclo sabe que precisa mudar, mas não consegue, afinal é tanta coisa para modificar, que acaba desistindo antes de tentar. Minha sugestão é escolher um comportamento ruim, começar pelo que mais incomoda e preparar-se para planejar a grande mudança.

O que de fato você intuitivamente sabe que está errado na sua alimentação e gostaria de mudar? Escolha apenas uma mudança por vez, não tente mudar todos os costumes rapidamente porque isso obviamente não funciona. Programe uma mudança e foque diariamente para que ela realmente se aplique e seja viável no seu contexto de vida atual.

Escreva quais são os motivos para essa mudança e quais são as suas reais motivações. Por exemplo, se você planeja “parar de beber refrigerante”, a motivação poderia ser “irei parar de beber porque isso me deixará saudável e também me ajudará a beber mais água” ou ainda “irei economizar no supermercado”, “meus filhos não crescerão com esse hábito” etc...

Esboce o que você quer alcançar com essa mudança, ou seja, qual o benefício em longo prazo você obteria. “Parando de beber refrigerante, irei reduzir o consumo de açúcar e isso me levará a emagrecer”.

Planeje como você fará essa mudança, como poderá incluir isso na sua rotina. Você consegue retirar de uma vez o refrigerante ou prefere retirar aos poucos? O que você poderia beber no lugar para suprir o hábito? Será que uma água com gás e limão ou um chá? Planeje possibilidades viáveis, como irá acontecer e coloque em prática o que definiu.

A medida que conseguir mudar, faça o planejamento para a próxima ação. Ao final de todo processo, você ganhará saúde, qualidade de vida e perda de peso.

Nutricionista Mariana Herzog
Graduada pela Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV)
Esp. Nutrição Clínica Funcional, Universidade Cruzeiro Sul São Paulo/CVPE
MS. Ciências Fisiológicas, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Sócia-proprietária da Dietética Refeições



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