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COMO SOBREVIVER A DIETA COM AS FESTAS DE FIM DE ANO?

Atualidades   Comendo! Isso mesmo... que tal preparar uma ceia de Natal com ingredientes mais leves, mais saudáveis e menos calóricos? Isso é possível, com um pouquinho de criatividade posso te ajudar nessa missão!
  O tradicional peru de Natal tem apenas 80kcal/100g, use um tempero a base de suco de laranja, alho, alecrim, cebola, vinho seco e sal. Para acompanhar recomendo um arroz com amêndoas laminadas e salpicão leve (frango defumado, passas, cenoura ralada, maçã, repolho, palmito, para o molho misture coalhada, sal, cebolinha e creme de leite light).

  E nada de exagero com as entradas! Prefira frutas secas, queijos brancos temperados com orégano e azeite, espetos de tomate cereja (com tomatinho, queijo branco, manjericão), patês a base de berinjela, enroladinho de abobrinha com ricota, canapés a base de ricota temperada (tempere com ervas como cebolinha, manjericão e um pouco de sal) e frutas. Abuse de fatias de manga, que está na época, uvas e pêssegos. Faça uma mesa bem colorida e atrativa!

  Não abuse das quantidades, mesmo sendo pratos menos calóricos. Uma estratégia eficiente é respeitar o que o corpo “fala”. O nosso cérebro envia comandos o tempo todo nos dizendo que estamos satisfeitos e saciados ou que estamos com fome. Aprendendo a respeitar isso, obedecendo esses comandos, ou seja, comendo apenas para satisfazer a fome e parando de comer quando estamos satisfeitos, funciona perfeitamente. O que engorda é continuar comendo quando já estamos satisfeitos. Controle seus impulsos e emoções!
  Outra estratégia que funciona é queimar mais calorias na semana de festividades. Subir escada, parar o carro mais longe, ir a pé ou de bicicleta para o trabalho ou mesmo fazer uma boa caminhada. Na verdade, não existe segredo, a matemática tem que ser negativa. Comer um pouquinho menos do que se gasta, isso faz emagrecer.
Final de ano é sempre uma tortura para quem precisa manter a forma. Mas não se preocupe, como dizem por ai, o importante “não é o que se come entre o Natal e o Ano Novo, mas sim o que se come entre o Ano Novo e o Natal”!
  Equilibre-se!

  Tenha um ótimo Natal e que o ano novo seja repleto de muita saúde...

Nutricionista Mariana Herzog Ramos
Graduada pela Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV)
Esp. Nutrição Clínica Funcional, Universidade Cruzeiro Sul São Paulo/CVPE
MS. Ciências Fisiológicas, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)



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