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OLEAGINOSAS – Inclua na sua alimentação de forma correta.

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                                                      OLEAGINOSAS - Inclua na sua alimentação de forma correta

Aliar oleaginosas como o pistache, amêndoas, castanhas, nozes e diariamente no cardápio, pode oferecer um grande aporte de nutrientes que são excelentes para ajudar no emagrecimento correto. Essas castanhas auxiliam na perda de peso por serem ricas em gorduras monoinsaturadas, que provocam a saciedade, mantendo a fome bem longe.

Elas também são responsáveis por manter os níveis de glicose e açúcar do sangue estáveis, ajudando a ativar o metabolismo para queima de gorduras. 

São ricas em proteína vegetal de ótima qualidade, vitamina E, selênio, manganês e zinco. O que faz com que sejam super importantes na firmeza e hidratação da pele. 

Possuem ainda arginina e resveratrol que melhoram a circulação e do ácido elágico que aumenta a eliminação de toxinas. Três nutrientes que juntos reduzem a celulite e atenuam os furinhos causados por ela.

São de alto valor calórico, porém se consumidas com MODERAÇÃO, trazem números benefícios a nossa saúde. Conheça o que cada uma traz de benefício para o seu organismo e a porção ideal para cada dia:

 

Pistache: fonte de magnésio, vitamina E e B6, que auxiliam na formação de neurotransmissores como a serotonina, trazendo uma sensação de bem-estar. Também oferece um aporte de cálcio, que auxilia na formação dos ossos, além de conter fósforo, o qual ajuda a combater a fadiga muscular. Um estudo realizado na Universidade Estadual Penn, dos Estados Unidos, mostrou que seus benefícios podem reduzir a taxa de colesterol sanguíneo, ajudando a diminuir os riscos cardiovasculares além de auxiliar as necessidades antioxidantes do organismo. Porção/dia: 5 unidades.

Amêndoa: fonte de zinco, essencial para diferenciação celular. Daí a sua importância no combate aos radicais livres, a todo momento esse mineral auxilia nosso corpo a diferenciar nossas células de forma saudável e eficaz, isenta de radicais livres. Porção/dia: 6 unidades

Amendoim: fonte de ácido fólico, elemento co-fator para produção de neurotransmissores. Além de ser importante para formação correta do tubo neural do feto, onde será o futuro sistema nervoso. É preciso ter um pouco de cautela pois é comum a presença de fungos. Opte por amendoins de boa qualidade e que seja cozido em casa. Porção/dia: 10 unidades.

Castanha do pará: fonte de selênio, dentre todas as oleaginosas ela é campeã nesse quesito. O selênio auxilia em todas as nossas reações contra a produção dos radicais livres produzidos no nosso organismo. As castanhas brasileiras também podem auxiliar no funcionamento da tireóide. Porção/dia: 2 unidades.

Castanha de caju: Fonte de ferro, mineral essencial para o transporte da hemoglobina, responsável por transportar oxigênio as nossas células. Fonte de vitamina C, K e complexo B. Possui em sua composição o ácido anacárdico que combate algumas bactérias responsáveis pela formação das cáries. Porção/dia: 6 unidades.

Nozes: famosa por prevenir a formação de células cancerígenas, graças a presença do ácido elágico. Apresenta elevada importância para redução do LDL (“colesterol ruim”) e triglicerídeos, além de elevar o HDL (“bom colesterol”). Porção/dia: 3 unidades.

Avelã: fonte de cálcio, essencial para a saúde dos ossos, dentes e mulheres na menopausa. Fonte de ômega 3 e 9, substâncias com característica antiinflamatória. Porção/dia: 5 unidades.

Macadâmia: Pouco consumida pelos brasileiros. É de origem australiana. Rica em potássio, fósforo, magnésio, cálcio, selênio, zinco, cobre, ferro e vitaminas do complexo B. Pode auxiliar na redução do colesterol e frações, na prevenção e tratamento de doenças cardíacas, anemia, depressão etc. Porção/dia: 2 a 3 unidades.




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