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Entendendo o Metabolismo

Atualidades Engordou apenas 1 kg? Será que seu metabolismo está lento?

Agora é a hora de emagrecer...

O processo de ganho de peso é lento e gradativo, podemos chegar ao final do ano com apenas 1 ou 2 kg a mais do habitual. Para muita gente isso passa... desapercebido, mas ao longo dos anos, pode ser um desastre!
Nosso metabolismo sofre uma queda gradativa com o envelhecimento e isso passa a ser significativo já a partir dos 30 anos. O metabolismo é o processo que transforma os nutrientes e outras substâncias químicas em energia para manter o corpo funcionando. O metabolismo retira dos alimentos as calorias necessárias para vivermos. Durante um dia, uma pessoa gasta de 60% a 70% de sua energia para as funções vitais, como respiração, manutenção da temperatura corporal, funcionamento cerebral e batimentos cardíacos. Essa energia é chamada de metabolismo basal.

10% a 12% da energia total são gastos para processar o que comemos, desde a mastigação até a absorção. O gasto é maior para metabolizar proteínas, seguido de carboidratos e gorduras. Essa energia é denominada de fator térmico dos alimentos.

Os outros 20% é determinado pela atividade física diária, como exercícios, atividades rotineiras como subir escada, ficar sentado, andar, dormir etc...

Existem algumas dietas que podem acelerar o metabolismo e alguns suplementos e fitoterápicos podem ser coadjuvantes do tratamento. Algumas estratégicas básicas podem auxiliar esse processo:

1 – Intervalos entre as refeições: os grandes intervalos entre as refeições devem ser evitados, porque o metabolismo torna-se mais lento como forma de poupar energia. Faça seis refeições diárias, com lanches leves entre o café da manhã, o almoço e o jantar. Assim, o metabolismo mantém-se ativo durante o dia todo.

2 – Exercícios: combinar exercício aeróbico, como caminhada, bicicleta e natação, com exercício com pesos, como a musculação, pode acelerar o metabolismo de repouso, favorecendo a perda de peso. Se durante o processo de emagrecimento a pessoa não pratica exercício pode haver perda muscular.

3 – Músculos: quanto maior o tecido muscular, maior é o metabolismo, pois esse tecido queima caloria 24 horas por dia. Isso independe do sexo, idade, genética ou raça. Por tanto, exercícios que aumentam a massa muscular são essenciais.

4 – Suplementos: alguns suplementos promovem aceleração do metabolismo, mas devem ser usados sob supervisão do nutricionista ou médico, pois podem ser perigosos, levando a taquicardia ou até infarto.

5 – Fitoterápicos: também devem ser usados somente com supervisão do profissional nutricionista ou médico. Apesar de serem naturais, podem trazer danos a saúde e a dose é individual.

Não deixe os kg acumularem ao longo dos anos, faça já uma alimentação equilibrada de acordo com sua necessidade e metabolismo!

Nutricionista Mariana Herzog Ramos
Graduada pela Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV)
Docente de curso superior em Nutrição
Esp. Nutrição Clínica Funcional, Universidade Cruzeiro Sul São Paulo/CVPE
Ms. Ciências Fisiológicas, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)





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