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Temperos prontos. Mais práticos e menos saudáveis

Atualidades Temperos prontos: opção mais prática porém MENOS SAUDÁVEL.

Adicionar um tablete ou uma porção de tempero pronto em suas preparações, podem significar a ingestão de 25 até 74% da ingestão diária de sódio recomendada para uma dieta saudável, que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 2.400mg/dia.

O percentual é resultado de um teste feito pela Pro Teste - Associação Brasileira de Proteção ao Consumidor, que revela a alta concentração da substância, podendo resultar no desenvolvimento ou na potencialização de casos de hipertensão arterial e de doenças secundárias como as renais, circulatórias e cardiovasculares.

Além do sódio esses temperos ainda possuem altas concentrações de GLUTAMATO MONOSSÓDICO, um aditivo alimentar que realça o sabor dos alimentos. O glutamato é considerado uma excitotoxina, ou seja, ele superexcita as células nervosas, pois é utilizado como um transmissor de impulsos nervosos. O consumo excessivo e/ou freqüente desta substância tem sido associado à certas doenças neurológicas como: Alzheimer, Parkinson, dificuldade de aprendizado, hiperatividade e enxaquecas. Ele também pode acarretar em alergias. Outros estudos relacionam o consumo excessivo desta substância com o risco de desenvolvimento de câncer do aparelho digestivo.

No dia-a-dia o ideal e saudável são os temperos naturais como alho, cebola e demais ver as e especiarias.
Veja abaixo uma receita básica de tempero pronto caseiro além de sugestões de ervas e especiarias para cada tipo de preparação.

Tempero pronto caseiro

INGREDIENTES
- 2 kg de cebola
- 6 cabeças de alho
- 1 colher de sopa óleo
- 1 colher de sal
- 1/2 maço de salsinha

MODO DE PREPARO: Descasque tudo e bata no liquidificador. Em seguida coloque em vidros e leve à geladeira. Se conservado na geladeira tem validade de até três meses.

SUGESTÕES DE ERVAS E ESPECIARIAS PARA CADA TIPO DE PREPARAÇÃO
- Carne de Porco: Coentro, cominho, alho, gengibre, pimenta, sálvia, tomilho.
- Carne Bovina: Louro, cebolinha, cravo-da-índia, cominho, alho, pimenta, alecrim, manjerona.
- Ovos: Utilize alho, salsa, pimenta.
- Saladas: Anis, canela, coentro, cravo-da-índia, gengibre, hortelã, cebolinha, estragão, manjericão, manjerona, hortelã, salsa, pimenta, tomilho.
- Queijo:Utilize Cebolinha, alho, manjericão, manjerona, orégano, salsa, sálvia, tomilho.





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